quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Olá pessoal, depois de um tempão sem notícias, estou de volta.

Bom, dando continuidade aos procedimentos para concluir o financiamento na CAIXA, vamos aos passos seguintes.

4º Na última postagem tinha parado na parte em que recebia o alvará. Certo, após isso, levei tudo para a CAIXA e dei entrada no sonhado financiamento.
Para tal, o funcionário do banco vai lhe passar um check list solicitando os seguintes documentos:


  • Ficha cadastro de pessoa física, se casado(a), levar também do cônjuge. Essa ficha você imprime no próprio site da caixa assim que fizer a simulação do valor do financiamento;
  • Certidão negativa de IPTU. Pode ser retirada no site da prefeitura, é só por a matrícula do imóvel;
  • RG e CPF originais e cópias, se casado(a), levar também do cônjuge;
  • Certidão de casamento, se casado;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Contracheque do último salário;
  • Projeto Arquitetônico (obs: é bom ter os projetos complementares também);
  • ART (cópia);
  • Alvará (cópia); 
  • RG, CPF e Comprovante de residência do responsável técnico pela obra (cópia);
  • Todas as planilhas da construção. Gente, vocês já devem ter em mão as planilhas da construção que podem ser retiradas na CAIXA mesmo, são elas: CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO; ORÇAMENTO DESCRITIVO DA OBRA; ORÇAMENTO RESUMO E RESUMO DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. Essas planilhas devem ser preenchidas pelo engenheiro ou arquiteto responsável pela obra. Caso tenham interesse em conhecê-las, é só jogar no GOOGLE o nome de cada umas delas que aparecerá para download;
  • Certidão de inteiro teor. Deve ser solicitada no cartório onde o imóvel esteja registrado, aqui saiu por R$ 28,00, tenham atenção ao solicitar essa certidão, pois ela valerá por 30 dias, então já tenha tudo em mão antes de gastar dinheiro com ela.
No momento em que você der entrada, deverá pagar algumas taxas:
  • Pesquisa cadastral, R$ 30,00;
  • Taxa pela visita do engenheiro, R$ 250,00;
  • Tem uma taxa também de R$ 589,67 que não sei de que é, só sei que no total paguei R$ 869,67 só de taxa.
Certo, após ter dado entrada e pago todas as taxas, a CAIXA vai enviar todo o processo a um engenheiro  que irá até o imóvel para realizar a avaliação, provavelmente o engenheiro ligara para o telefone que você deixou no cadastro no prazo de 5 dias, pois é o prazo dado pelo banco para que ele realize a avaliação e devolva o projeto para a CAIXA. Após a avaliação, é a vez da CAIXA elaborar o contrato e ligar para você ir assiná-lo. Ufa!!!!, agora você pode soltar o grito de alegria, nada disso, agora é que vai começar a gastança. Após assinar o contrato (4 vias), você deverá levá-lo para registrar em cartório. Atenção, o valor do registro é baseado no valor financiado, no meu caso, financiei R$ 110.000,00 e o valor ficou R$ 1.812,00. O prazo que o cartório dá para realizar o registro aqui é de 30 dias, ou seja, dei entrada dia 24 de fevereiro e ainda não recebi o contrato de volta, o que quer dizer que ainda não recebi um centavo da CAIXA, é aí onde entra aquele dimdim que você vem juntando desde quando pensou pela primeira vez no sonho da casa própria. 

A CAIXA não libera 100%, somente 90% do valor, então você deverá iniciar a obra com a entrada de 10% do valor pretendido ou o que se propuser a dar quando da simulação do financiamento. No meu caso, estipulei uma entrada de R$ 20.000,00, até para diminuir o valor da prestação, e iniciei a obra enquanto aguardo o contrato voltar do cartório. Assim que devolver o contrato registrado à CAIXA continuo as postagens, enquanto isso, vejam como está ficando a obra desde o começo. 

Obs: Empreitei o serviço com um mestre de obras e estamos tocando a obra.

LIMPEZA DO TERRENO







PREPARANDO AS CAVAS DA FUNDAÇÃO





BALDRAME FEITO E CINTA COLOCADA



COMEÇANDO A LEVANTAR AS PAREDES





















5 comentários:

  1. oi, gostei da explicação completa aqui e nas outras postagens sobre o financiamento, quantos metros tem a casa? você já tinha o terreno, obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo. Sim, o terreno é próprio, a área construída é de 142m².

      Excluir
  2. Oi Daiana, nossa vc já está bem adiantada com a construção, que maravilha!! Olha, por aqui nós só pagamos as taxas depois da vista do engenheiro, na verdade só pagamos todas as taxas no dia em que assinamos o contrato. Aqui se usa correspondente da Caixa ( não se paga nada a mais por isso), daí como foi o meu primeiro imóvel financiado ( eu já tenho apto, mas não foi financiado), o cartório te dá 50% de desconto para fazer o registro. O correspondente foi quem me orientou a isso, ele fez uma carta informando que era meu primeiro financiamento , daí eu assinei e o cartório me deu o desconto. Como usei o correspondente foi ele quem fez todo esse trâmite de levar para o cartório.Caso seja o seu primeiro financiamento nessa modalidade da Caixa, vc tb tem o direito ao desconto, é LEI. Abraços
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo blog, realmente a caixa e suas correspondentes nao sabem te informar nada, é atravez de blog's assim que agente vai descobrindo como proceder com a nossa construção. Deixa eu te perguntar pelo que da pra ver na foto voce esta bastante adiantada com a primeira fase da obra, enquanto a caixa nao libera o financiamento, isso nao vai gerar nenhum problema quanto ao cronograma que voce entregou pra caixa? Estou fazendo essa pergunta pois estou na mesma situacao, iniciei a obra e estou aguardando a caixa me chamar para assinar, mas a menina nao soube me explicar se o fato deu ter iniciado geraria alguma problema.

    ResponderExcluir
  4. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir